3ºBABM resgata um Ratão-do-banhado em Passo Fundo
Nesta quarta-feira (28/02), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou um Ratão-do-banhado (Myocastor coypus), em Passo Fundo.
Um empresário, do bairro Cidade Nova, encontrou o mamífero no interior de seu empreendimento e acionou os policiais militares do 3º BABM.
A equipe do 3º BABM resgatou o Ratão-do-banhado, que estava agitado, mas sem apresentar lesões, e o reintegrou ao seu habitat natural, afastado da área urbana.
O ratão-do-banhado (nome científico: Myocastor coypus), também conhecido por nútria, caxingui ou ratão-d’água, é uma espécie de roedor semiaquático e herbívoro.
Inicialmente, classificava-se Myocastor como o único membro da família Myocastoridae, mas posteriormente o incluíram nos equimídeos, que são conhecidos como a família dos ratos espinhosos.
O ratão-do-banhado vive em tocas ao longo de trechos de água e se alimenta de caules de plantas de rios.
Embora em algumas regiões ainda o cacem e capturem por seu pelo, os hábitos destrutivos de escavação e alimentação do ratão-do-banhado muitas vezes o colocam em conflito com os humanos, sendo considerado uma espécie invasora.
O ratão-do-banhado também transmite diversas doenças para humanos e animais principalmente através da contaminação da água.
Edição: Comunicação Social 3º BABM
📸 3º BABM | Passo Fundo