APAE é iluminada de azul em alusão à campanha de conscientização sobre o autismo. Instituição é Centro Regional de Referência em TEA e Centro de Atendimento em Saúde.
Reforçando a Campanha Abril Azul, de Conscientização sobre o Autismo, a APAE de Passo Fundo estará com o prédio iluminado de azul durante todo o mês. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para o reconhecimento das capacidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e o respeito às diferenças.
O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que implica em déficits na comunicação, interação e comportamento. As terapias adequadas a cada caso auxiliam no desenvolvimento de habilidades que possibilitam mais autonomia e funcionalidade.
Desde 2022 a APAE de Passo Fundo é habilitada como Centro Regional de Referência em TEA – CRR, do programa estadual TEAcolhe, tendo identificado junto às redes de saúde, educação e assistência social dos 28 municípios da sua abrangência, 725 casos de autismo.
No ano passado, a instituição foi contemplada como Centro de Atendimento e Saúde – CAS, também pelo TEAcolhe, com inauguração das novas instalações prevista para ainda este mês.
O presidente Marlon Batista Moraes ressalta que a APAE está empenhada em oferecer formação aos profissionais que atendem as pessoas com TEA e atendimento qualificado aos próprios autistas e suas famílias. “Vamos trabalhar para que a conscientização sobre a causa fique ainda mais forte e que as pessoas que convivem com autistas tenham o acolhimento e a prestação de serviços necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades e a sua integração na sociedade.
É o que desejamos e trabalhamos diariamente para conseguir”, destaca.
Para esse mês a instituição conta com outras atividades alusivas à campanha Abril Azul. Nesta sexta-feira (5), o CRR e o Centro Macrorregional Norte realizam uma formação on-line gratuita sobre os “Direitos das pessoas com TEA”.
Até o dia 31 serão feitas outras ações do CRR junto às redes da Região de Saúde 17 – Planalto.
No dia 22 acontece a palestra da psicopedagoga Claudia Zirbes, no Auditório Biomédico da Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo – campus II.
Os funcionários da APAE também receberão qualificação sobre manejo preventivo de comportamentos interferentes no dia 23.