A hidroterapia contribui para a melhoria da qualidade de vida.
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a funcionalidade de seus atendidos, a APAE de Passo Fundo inaugurou, nesta terça-feira (27), a piscina de hidroterapia.
A hidroterapia é considerada uma das ferramentas mais apropriadas para o processo de reabilitação de pessoas com deficiência, em razão dos benefícios fisiológicos, psicossociais e cognitivos.
O evento contou com a presença de autoridades, apoiadores da obra e profissionais da saúde.
Conforme o presidente da APAE, Marlon Batista Moraes, a instituição já contou no passado com uma piscina aquecida.
“Além da reforma da piscina antiga, neste projeto, que recebeu muitos parceiros, focamos na ampliação dos espaços e em melhorias de acessibilidade e segurança.
Reformamos os vestiários masculino e feminino para maior conforto e adaptação à mudança de temperatura e adquirimos uma cadeira de transferência para piscina.
Tudo foi pensado para o conforto e comodidade dos nossos atendidos”, ressalta.
O coordenador de Saúde interino da APAE, Gustavo Canabarro, explica que os exercícios terapêuticos realizados na piscina de hidroterapia auxiliam na facilitação do movimento e da coordenação motora, além de aumentar a amplitude do movimento.
“Há muitos benefícios, a própria redução do impacto nas articulações que permite que pessoas com problemas articulares ou mobilidade limitada realizem exercícios sem sentir dor intensa ou desconforto.
Estimula a circulação e melhora a saúde cardiovascular, desenvolve o equilíbrio, alivia dores musculares e rigidez, e ainda proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento”, destaca.
De acordo com Canabarro, os estímulos acontecem antes mesmo da entrada na piscina aquecida, já no preparo no entorno dela.
Créditos: Daniela Cenci/Ascom APAE de Passo Fundo