Na tarde de quarta-feira (04/08), por volta das 14h20, um confronto entre grupos rivais ocorreu na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa.
O conflito envolve uma disputa pelo cacicado entre apoiadores do cacique atual e um grupo rival que não aceita a liderança vigente.
Durante a presença do 3º Batalhão de Polícia de Choque, que acompanhava o Conselho Tutelar na área para averiguar denúncias sobre crianças no grupo rival, apoiadores do cacique aproveitaram o momento para tentar expulsar o grupo oponente e retirar móveis.
O confronto escalou com o uso de armas de fogo, possivelmente espingardas, o que levou a tropa de Choque a intervir com agentes químicos para dispersar os grupos.
Disparos foram ouvidos vindo da mata em direção às casas próximas à estrada, e rojões lançados causaram grande agitação na comunidade. Dois indígenas ficaram feridos por disparos de arma de fogo e foram encaminhados ao Hospital de Tapejara para atendimento médico.
A Brigada Militar continua atuando na Terra Indígena para preservar a lei e a ordem, garantindo os direitos dos moradores da aldeia.
Uma reunião entre as lideranças indígenas e representantes da FUNAI está prevista para amanhã (05/09) na Terra Indígena, com segurança reforçada pelo Batalhão de Choque, para tentar cessar os atos de violência.
A Brigada Militar já comunicou os fatos à Delegacia da Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para as devidas providências.
Por: Comunicação Social do 3º Batalhão de Polícia de Choque.