3ºBPChq atua em confronto indígena em Água Santa

A Brigada Militar através do 3° Batalhão de Polícia de Choque atuou para cessar confronto indígena na TI do Carreteiro, em Água Santa.

Na manhã de 22 de setembro de 2024, por volta das 06h, ocorreu um confronto entre grupos rivais na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa, devido a uma disputa pelo cacicado.

O 3º Batalhão de Polícia de Choque foi acionado após ouvir disparos de arma de fogo e encontrou o acesso principal para a aldeia bloqueado com uma árvore.

Após conceguir acessar a aldeia, o pelotão de choque, composto por 34 policiais militares, visualizaram cerca de 200 indígenas, apoiadores do cacique, dentro de um pavilhão, sendo ouvido diversos disparos de arma de fogo efetuados contra o grupo rival.

Mulheres e crianças foram usadas como barreira, impedindo a aproximação do pelotão de choque.

Após o conflito, foram constatados danos a instalações públicas e apreendidos 12 estojos de calibre .38, 13 estojos de calibre .22, 330 estojos de calibre 12, 2 munições intactas de calibre 12.

O conflito segue sendo uma disputa de poder entre apoiadores e opositores do cacique atual.

A Brigada Militar segue atuando na TI para a preservação da lei e da ordem, garatindo os direitos dos moradores da aldeia.

Brigada Militar, rumo aos 200 anos.
Em caso de emergência, ligue 190.A Brigada Militar através do 3° Batalhão de Polícia de Choque atuou para cessar confronto indígena na TI do Carreteiro em Água Santa A Brigada Militar através do 3° Batalhão de Polícia de Choque atuou para cessar confronto indígena na TI do Carreteiro em Água Santa A Brigada Militar através do 3° Batalhão de Polícia de Choque atuou para cessar confronto indígena na TI do Carreteiro em Água Santa

Fonte: Comunicação Social do 3º Batalhão de Polícia de Choque