Militares da FAB são presos após transportarem cocaína em aviões

A Polícia Civil do Amazonas prendeu nesta quinta-feira (6) três militares da Força Aérea Brasileira por suspeita de envolvimento com o transporte de drogas em aviões da FAB. Dois civis suspeitos do crime também foram presos.

A Operação Queda no Céu foi deflagrada pela Delegacia Especializada de São Gabriel da Cachoeira, cidade que fica a mais de 850 quilômetros da capital, Manaus, e que faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Historicamente, a região registra intensa atividade do narcotráfico.

Segundo informações da Polícia Civil, entre os presos está o responsável por financiar a compra e o transporte das drogas, incluindo cocaína, que estariam sendo regularmente levadas de São Gabriel da Cachoeira até Manaus nos aviões da FAB, tanto pelos próprios militares como também por mulas, que muita das vezes eram mulheres indígineas e/ou grávidas, numa tentativa de evitar uma possível busca pessoal ou revista.

As investigações tiveram origem em uma apreensão de cerca de 350 quilos de drogas, principalmente de substância base de cocaína, ocorrida no ano passado (foto acima), quando três militares haviam sido presos, incluindo um soldado do Exército Brasileiro.

A Agência Brasil pediu posicionamento da FAB.

A Força Aérea disse que “acompanha o caso e corrobora com as investigações policiais em curso” e afirmou que o Comando da Aeronáutica “não compactua com condutas que não estão de acordo com os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.

Os nomes e patentes dos militares envolvidos ainda não foram divulgados nem pela PCAM e nem pela FAB.

Este é o segundo caso em que um militar da FAB utiliza de aviões da força para transporte de drogas.

Fonte: Aeroin