APAE vai realizar evento sensorial para famílias de pessoas com TEA.
“Sensory Day” acontece neste sábado, das 14hàs 17h, na instituição.
A estimulação sensorial é um elemento-chave no processo de desenvolvimento e de aprendizado das pessoas com autismo. Pensando nisso, a APAE vai realizar, neste sábado (20), o “1º Sensory Day” (Dia Sensorial).
O evento é direcionado às famílias de pessoas com autismo vinculadas à Política de Saúde da instituição ou ao Programa TEAcolhe. Ele acontece das 14h às 17h em diversos espaços da APAE.
Estão programadas atividades motoras, ao ar livre, de texturas, experiências visuais e auditivas, entre outras.
“O nosso objetivo com essa ação é o de auxiliar as famílias a implementarem atividades sensoriais nas suas rotinas para criarem um ambiente propício para o aprendizado e regulação, e identificar os estímulos sensoriais daquilo que sua criança tolera”, conta a coordenadora da Política de Saúde, Camila Pasin. De acordo com a terapeuta ocupacional, a estimulação sensorial proporciona o desenvolvimento de conexões cerebrais, habilidades motoras, linguagem, percepção espacial, resolução de problemas e regulação emocional.
Além da equipe de Saúde, vão participar profissionais do Centro Regional de Referência em TEA e do Centro de Atendimento em Saúde, ambos do Programa TEAcolhe, e os professores do Projeto Coletivo Inclusão.
O número de participantes é limitado e as inscrições estão disponíveis pelo link: https://l1nk.dev/Inscricaosensoryday.
Confira as atividades do 1º Sensory Day da APAE:
Escuta e Sensação – espaço para integrar e explorar os sentidos através da musicalização;
Circuito Neuromotor – para estimular os sentidos através do sistema motor;
Expressão e pé no chão – espaço para integrar corpo na sua totalidade, englobando os sentidos e dando função aos movimentos;
Laços, tatos e olfatos – atividade em família para pintura de pano de prato com tintas naturais;
Espaço Multissensorial – piscina, piso interativo, coluna de bolhas para regulação sensorial e formas de brincadeira;
Confecção de CIPTEA – com documentação necessária, será possível fazer a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA – CIPTEA.