A Be8 deu início nesta segunda-feira (20) em Passo Fundo (RS) à Rota Sustentável COP 30, projeto que percorrerá mais de 4 mil km até Belém (PA) para avaliar, em operação real, a descarbonização em veículos movidos a biocombustível. A ação, em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, apresentará comparativos de emissões entre o diesel B15 e o novo Be8 BeVant, auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
O lançamento contou com a presença de autoridades locais, representantes do setor de transporte e energia, e membros da imprensa, que acompanharam a apresentação da frota e das metas do projeto. A iniciativa busca mostrar de forma transparente os benefícios do uso de biocombustível nacional e o compromisso com a descarbonização.
A frota é composta por dois caminhões Actros 2553 S 6×2 e dois ônibus O500RSDD, equipados com motores BlueTec 6. O percurso passará por nove estados e o Distrito Federal, com paradas em 11 cidades, até chegar à unidade da Be8 em Santo Antônio do Tauá (PA) no dia 5 de novembro, às vésperas da COP 30.
Segundo o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, “cada quilômetro percorrido com biocombustível nacional é um passo em direção à independência do diesel fóssil”. O Instituto Mauá de Tecnologia será responsável por auditar o cálculo de emissões e o método de ensaio do consumo dos veículos, seguindo a metodologia “do poço à roda” (Well-to-Wheel), que avalia todo o ciclo de vida do combustível.



O diretor de Comunicação da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes, afirmou que a ação demonstra as vantagens ambientais do uso de 100% de biocombustível em caminhões e ônibus, reforçando o protagonismo do Brasil na transição energética.
O Be8 BeVant® pode reduzir até 99% das emissões do tanque à roda em comparação ao diesel fóssil, diminuindo até 50% o monóxido de carbono, 85% do material particulado e 90% da fumaça preta. É indicado para transporte coletivo, de cargas e operações industriais.
Fundada em 2005, a Be8 é uma das líderes na produção de biodiesel no Brasil. A Mercedes-Benz do Brasil, presente há quase 70 anos, é referência na fabricação de caminhões e chassis de ônibus, investindo em tecnologias para reduzir emissões e ampliar soluções sustentáveis.








