A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, nesta quinta-feira (06/02), a extração de Araucárias (Araucaria angustifolia), no interior do município de Fontoura Xavier.
Após receber uma denúncia, os policiais militares avistaram, na Linha Três Pinheiros, um caminhão, marca Mercedes-Benz, um trator Valmet e uma motosserra.
Dois homens operavam os veículos e realizavam a retirada de toras de Araucárias do local.
A equipe do 3º BABM, abordou os indivíduos e constatou a extração ilegal de oito Pinheiros, já em fase de produção das pinhas.
Havia também a supressão de árvores nativas das espécies Timbó e Angico.
Conforme informações, as toras iriam para uma madeireira, na cidade vizinha, Soledade.
Não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente para o corte das árvores e diante do crime foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial para o proprietário da área e realizada a apreensão do caminhão, do trator, de uma motosserra marca Still e de 05 toras de Araucárias, totalizando 5,49m³.
De posse da informação referente ao destino do produto florestal, a guarnição foi até Soledade e localizou a madeireira.
No local, foi constatado que a empresa já havia recebido a quantia de 07 toras de Araucárias e aguardava para o recebimento das que foram apreendidas.
No total, foram apreendidos 12,69m³ em toras e 5,75m³ de madeiras já beneficiadas. Todos os responsáveis foram autuados e responderão pelo crime ambiental.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar,
A Força da Comunidade
Edição : Comunicação Social 3º BABM
Imagens: 3º BABM | Carazinho