Brigada Militar resgata um Veado-mateiro em Ibirapuitã

A Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM), resgatou nesta sexta-feira (12/07), um Veado-mateiro em Ibirapuitã.

A Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM), resgatou nesta sexta-feira (12/07), um Veado-mateiro (Mazama americana), em Ibirapuitã.

A equipe do 3º BABM recebeu a informação que, um cervo havia entrado na Igreja Matriz da cidade. No local, os policiais militares encontraram o animal silvestre, que estava em uma sala, dentro da igreja. O veado apresentava lesões, devido a ter fugido assustado e batido contra móveis e paredes.

Cuidadosamente e com manejo adequado, o Veado-mateiro foi resgatado e encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo – UPF e permanecerá sob cuidados veterinários.

O Veado-mateiro habita em florestas densas (Mata Atlântica) e Floresta Decídua (Parque Estadual do Turvo). É caracterizado por chifre simples, ou seja, sem ramificações. O Veado-mateiro é o maior cervo de chifre simples do Estado, tendo ainda mais duas espécies pertencentes ao mesmo gênero (Mazama gouazoubira e Mazama nana). Pesa mais de 40Kg e tem 70cm de altura. De pelagem avermelhada, com regiões brancas embaixo da cauda, na parte interna dos membros, na região frontal da boca e dentro das orelhas. Alimentam-se de frutos, folhas, flores e fungos. A principal ameaça a este animal é a caça, atropelamentos, doenças transmitidas pelo gado e a perda de habitat.

Comando Ambiental:
O Braço Verde da Brigada Militar🍃

Brigada Militar,
A força da comunidade.

Em caso de emergência,
ligue 190

Comunicação Social 3º BABM