Dia da Policial Militar Feminina

No dia 18 de junho é celebrado o dia da PM Feminina para homenagear as mulheres que se dedicam diuturnamente na missão de servir e proteger a sociedade gaúcha.

Inicialmente as mulheres na BM atuaram junto ao público feminino, idosos e crianças, no policiamento na rodovia, aeroporto e escolas, em atividades de trânsito, em shows e eventos esportivos. Em 1993 homens e mulheres passaram a desempenhar as mesmas funções. E, em 1997 os cursos de formação também foram unificados.

Os registros históricos apontam que Olmira Leal de Oliveira a foi a primeira mulher que incluiu nas fileiras da Brigada Militar, em 1923 até 1932. Aos 21 anos de idade, Olmira que atendia como “Cabo Toco” devido ser graduada a cabo e a sua baixa estatura, foi recrutada como enfermeira e combatente no 1º Regimento de Cavalaria, hoje 1º Regimento da Polícia Montada, com sede em Santa Maria, empunhando seu fuzil, lutou lado a lado com a mesma valentia dos demais soldados.

A primeira turma composta por dez mulheres na Brigada Militar, ingressou na Academia de Polícia Militar no dia 17 de fevereiro de 1986 para frequentar o Curso de habilitação de Oficiais Femininas.

No mesmo ano, também iniciaram os cursos de formação para Sargentos e Soldados.
No 3º RPMon com sede em Passo Fundo, a primeira turma de PM feminina formada por 35 mulheres incluiu em 29/10/1990, e após se apresentaram na Escola de Formação e Especialização de Cabos e soldados em Porto Alegre para frequentar o curso de formação.

No dia 10/08/1991, após concluir o curso de formação, as Policiais Militares femininas retornaram para Passo Fundo e participaram da solenidade de incorporação do 1º Pelotão Feminino à tropa do 3º RPMon, denominado Pelotão feminino Ana Terra.

O legado histórico das mulheres na BM foi construído com muita coragem e dedicação através da superação dos medos e preconceitos. Hoje, mulheres já integraram o alto escalão da Instituição, e o céu não é mais o limite para elas, pois a Capitã Mariana Tigik Hoffmann é a primeira mulher aviadora da Brigada Militar.

Parabéns a todas as policiais militares femininas!

Anunciantes

Redes Sociais

Recentes