Nesta quinta-feira (02), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou Operação de fiscalização e combate a pássaros silvestres mantidos em cativeiro, no município de Passo Fundo.
Através de denúncias feitas pelo aplicativo de mensagens do 3º BABM, os policiais militares flagraram três residências, do município, onde estavam os animais.
No primeiro local, no bairro Vera Cruz, a equipe do 3º BABM constatou nove pássaros silvestres mantidos, ilegalmente, em gaiolas. Foram identificadas as espécies, popularmente, conhecidas como Canário-da-terra, Sabiá, Azulão e Coleirinho.
Já no bairro São Luiz Gonzaga, foram flagrados pássaros silvestres em duas residências. Na primeira , um Trinca-ferro e um Azulão estavam em gaiolas. No outro endereço, mais dois pássaros eram mantidos em cativeiro, um Canário-da-terra e um Coleirinho.
Os responsáveis não possuíam licença ou autorização do órgão ambiental competente para criação amadora de passeriformes silvestres – SisPass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros).
Todos os pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados para os cuidados veterinários, e após, serão reinseridos ao habitat natural. As gaiolas foram apreendidas e serão destruídas.
Os indivíduos responderão pelo crime ambiental.
O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça para a população que não capture, adquira ou mantenha em cativeiro animais silvestres sem autorização do órgão ambiental competente. Caso tenha informações sobre esse tipo de crime, pode fazer denúncia ao COPOM (51) 98437 6920
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar,
A Força da Comunidade
Edição: Comunicação Social 3º BABM
Foto: 3°BABM | Passo Fundo