Governo alinha parceria com a Salesforce para capacitar 1,5 milhão de pessoas em habilidades digitais

O governo do Estado deu um passo importante nesta segunda-feira (12/5), em Nova York, ao manifestar interesse em estabelecer uma parceria com a Salesforce para promover a capacitação de 1,5 milhão de pessoas em habilidades digitais por meio da plataforma Trailhead. Foi firmado um termo entre governo, empresa e Instituto Caldeira para explorar essa possibilidade. Voltada ao ensino de competências em tecnologia, inovação e atendimento ao cidadão, a iniciativa integra a missão oficial aos Estados Unidos, liderada pelo governador Eduardo Leite, e tem foco no desenvolvimento de talentos e no fortalecimento da economia digital no Rio Grande do Sul.

A proposta é disponibilizar trilhas de capacitações gratuitas, que abrangerão desde noções básicas de ferramentas digitais até conteúdos voltados à inteligência artificial, ciência de dados, experiência do usuário e empreendedorismo. O objetivo é ampliar as oportunidades de formação para jovens, trabalhadores e servidores públicos, preparando a população para os desafios e as transformações do mercado de trabalho.

“A tecnologia é cada vez mais determinante na inclusão social e no desenvolvimento econômico. Com essa aproximação, queremos garantir que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento necessário para prosperar em uma economia digital, inovadora e em constante mudança”, afirmou o governador Eduardo Leite.

A secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, destacou que a construção dessa agenda com a Salesforce foi orientada pelo objetivo de buscar soluções duradouras para a formação profissional no Estado.

“Estamos falando de uma plataforma reconhecida internacionalmente, que oferece formação acessível, flexível e com foco em empregabilidade. Essa é uma solução future proof, pensada para o presente e para o futuro do trabalho”, explicou.

O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, ressaltou o potencial de expansão da aproximação com a empresa. “Essa relação abre uma gama de possibilidades, tanto para aprimorar serviços públicos quanto para atrair investimentos e desenvolver nosso ecossistema digital. Estamos plantando conexões com impacto direto na competitividade do Estado”, destacou.

Durante a visita à sede da Salesforce, a comitiva do RS também conheceu experiências da empresa no setor público, com destaque para o uso de inteligência artificial no atendimento ao cidadão, plataformas de resposta a emergências, inclusão digital e integração de dados para melhoria da gestão pública.

Além do governador e da secretária Lisiane Lemos, participaram da agenda os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução), Paula Mascarenhas (Relações Institucionais) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Assembleia, Pepe Vargas, o líder do governo, Frederico Antunes, os deputados Elizandro Sabino e Airton Artus, além de representantes do Instituto Caldeira, do South Summit Brazil, do Sebrae-RS, do BRDE e da Fiergs.

A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro.

Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos.

O destaque do RS como um dos estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

A Salesforce é líder global em sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial, automação e análise de dados.

A plataforma Trailhead é utilizada em diversos países para capacitar profissionais em novas competências digitais, sendo reconhecida pelo seu formato acessível e interativo de aprendizagem.

 

Anunciantes

Veja mais

ROCAM recolhe cinco motocicletas após flagrar manobras perigosas no Distrito Industrial de Passo Fundo

Na tarde deste domingo (07), a ROCAM do 3º RPMon realizou uma operação de fiscalização que resultou no recolhimento de cinco motocicletas e na emissão de diversos autos de infração de trânsito em Passo Fundo. Durante patrulhamento na região do Distrito Industrial, no bairro Valinhos, nas proximidades da antiga Manitowoc os policiais visualizaram diversas motocicletas realizando manobras perigosas em via pública, entre elas empinadas e derrapagens. Diante da situação, a equipe realizou a abordagem dos

Leia mais »

Incêndio destrói residência no loteamento Maggi de Césaro, em Passo Fundo

Um incêndio em uma residência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros no início da noite deste domingo (07), no loteamento Maggi de Césaro, em Passo Fundo. O sinistro ocorreu na Rua Antônio Gentil Fiori. Dois caminhões de combate a incêndio foram deslocados para atender a ocorrência. Segundo informações apuradas no local, não havia ninguém na residência quando as chamas começaram. O proprietário teria saído por alguns minutos e, logo depois, vizinhos perceberam o fogo e

Leia mais »

Operação “Fim de Festa” autua seis motoristas por recusa ao bafômetro em Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal de Trânsito, realizou na manhã deste domingo (7) mais uma edição da Operação “Fim de Festa”, voltada à fiscalização de condutores e à prevenção de acidentes nas vias urbanas. A ação foi desenvolvida em pontos estratégicos das regiões Central, São Cristóvão e Boqueirão, locais que registram grande movimentação de veículos durante o retorno de eventos, festas e confraternizações. Durante

Leia mais »

ROCAM da Brigada Militar recupera motocicleta minutos após furto em Passo Fundo

Na tarde desta sexta-feira (5), equipes da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) da Brigada Militar recuperaram uma motocicleta furtada poucos minutos após a ação criminosa em Passo Fundo. Durante o patrulhamento, os policiais receberam informações sobre uma motocicleta abandonada nas proximidades de onde a guarnição atuava. Ao chegarem ao local indicado, encontraram uma Honda XRE 300 vermelha. Após consulta ao sistema, os militares constataram que o veículo não possuía registro de furto ou

Leia mais »

Homem é preso após furto a residência no bairro Bom Jesus em Passo Fundo

Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira (5), no bairro Bom Jesus, em Passo Fundo, por furto qualificado e cumprimento de mandado de prisão. De acordo com a Brigada Militar, durante patrulhamento tático motorizado, policiais receberam informações de que uma residência havia sido arrombada e que o suspeito fugiu carregando diversos objetos. Durante as buscas, a equipe localizou um indivíduo com as características repassadas, transportando os materiais furtados. Em contato com a vítima, os

Leia mais »

Identificado ciclista que morreu após acidente na Avenida Brasil, em Passo Fundo

Foi identificado como Cleocir Jorge dos Santos o ciclista que morreu após um grave acidente registrado na tarde desta quinta-feira (04), na Avenida Brasil, no bairro Boqueirão. Segundo informações apuradas no local, a vítima seguia pela ciclofaixa quando tentou desviar de pedestres, perdeu o equilíbrio e caiu na pista. Um Fiat Siena que trafegava no sentido Centro–Boqueirão acabou atingindo o ciclista. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas a vítima já

Leia mais »

Você não pode copiar conteúdo desta página