Governo alinha parceria com a Salesforce para capacitar 1,5 milhão de pessoas em habilidades digitais

O governo do Estado deu um passo importante nesta segunda-feira (12/5), em Nova York, ao manifestar interesse em estabelecer uma parceria com a Salesforce para promover a capacitação de 1,5 milhão de pessoas em habilidades digitais por meio da plataforma Trailhead. Foi firmado um termo entre governo, empresa e Instituto Caldeira para explorar essa possibilidade. Voltada ao ensino de competências em tecnologia, inovação e atendimento ao cidadão, a iniciativa integra a missão oficial aos Estados Unidos, liderada pelo governador Eduardo Leite, e tem foco no desenvolvimento de talentos e no fortalecimento da economia digital no Rio Grande do Sul.

A proposta é disponibilizar trilhas de capacitações gratuitas, que abrangerão desde noções básicas de ferramentas digitais até conteúdos voltados à inteligência artificial, ciência de dados, experiência do usuário e empreendedorismo. O objetivo é ampliar as oportunidades de formação para jovens, trabalhadores e servidores públicos, preparando a população para os desafios e as transformações do mercado de trabalho.

“A tecnologia é cada vez mais determinante na inclusão social e no desenvolvimento econômico. Com essa aproximação, queremos garantir que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento necessário para prosperar em uma economia digital, inovadora e em constante mudança”, afirmou o governador Eduardo Leite.

A secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, destacou que a construção dessa agenda com a Salesforce foi orientada pelo objetivo de buscar soluções duradouras para a formação profissional no Estado.

“Estamos falando de uma plataforma reconhecida internacionalmente, que oferece formação acessível, flexível e com foco em empregabilidade. Essa é uma solução future proof, pensada para o presente e para o futuro do trabalho”, explicou.

O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, ressaltou o potencial de expansão da aproximação com a empresa. “Essa relação abre uma gama de possibilidades, tanto para aprimorar serviços públicos quanto para atrair investimentos e desenvolver nosso ecossistema digital. Estamos plantando conexões com impacto direto na competitividade do Estado”, destacou.

Durante a visita à sede da Salesforce, a comitiva do RS também conheceu experiências da empresa no setor público, com destaque para o uso de inteligência artificial no atendimento ao cidadão, plataformas de resposta a emergências, inclusão digital e integração de dados para melhoria da gestão pública.

Além do governador e da secretária Lisiane Lemos, participaram da agenda os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução), Paula Mascarenhas (Relações Institucionais) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Assembleia, Pepe Vargas, o líder do governo, Frederico Antunes, os deputados Elizandro Sabino e Airton Artus, além de representantes do Instituto Caldeira, do South Summit Brazil, do Sebrae-RS, do BRDE e da Fiergs.

A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro.

Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos.

O destaque do RS como um dos estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

A Salesforce é líder global em sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial, automação e análise de dados.

A plataforma Trailhead é utilizada em diversos países para capacitar profissionais em novas competências digitais, sendo reconhecida pelo seu formato acessível e interativo de aprendizagem.

 

Veja mais

Operação “Fim de Festa” registra motorista que fugiu da abordagem e se envolveu em acidente em Passo Fundo

Na manhã deste sábado, (27), a Secretaria de Segurança Pública e Transportes de Passo Fundo, por meio da Guarda de Trânsito, realizou mais uma edição da Operação “Fim de Festa”, voltada à fiscalização de condutores e à prevenção de acidentes relacionados à combinação de álcool e direção. A ação ocorreu na área central da cidade e resultou na autuação de cinco motoristas que recusaram a realização do teste do etilômetro. Durante a fiscalização, um condutor

Leia mais »

Casal sofre queda de motocicleta na ERS-324, em Passo Fundo

Um casal sofreu uma queda de motocicleta na noite desta sexta-feira (26), na ERS-324, em Passo Fundo. De acordo com as informações apuradas no local, os dois ocupavam uma motocicleta Triumph Tiger Sport 660 e seguiam de Marau em direção a Passo Fundo. Ao chegarem ao trevo nas proximidades da empresa Andreetta, o condutor perdeu o controle da moto, ocasionando a queda. A passageira sofreu escoriações e recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de

Leia mais »

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Passo Fundo

A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã desta sexta-feira (26), um homem de 45 anos investigado pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência, prevista na Lei Maria da Penha. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Passo Fundo. A operação foi coordenada pela delegada Rafaela Weiler Bier, após representação pela prisão preventiva do investigado em razão da reiteração de condutas de desobediência às determinações judiciais impostas para

Leia mais »

Mãe é presa por tráfico de drogas durante cumprimento de mandado em Passo Fundo

Na manhã desta sexta-feira (26), agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo cumpriram um mandado de busca e apreensão que resultou na prisão em flagrante de uma mulher pelo crime de tráfico de drogas. Durante a ação, coordenada pela delegada Carolina Goulart, também foi apreendido o filho da suspeita, um adolescente de 17 anos, que foi conduzido para os procedimentos legais. Após ser ouvido, o adolescente foi liberado, conforme prevê o Estatuto da

Leia mais »

Dois são presos por tráfico de drogas na região da Invasão Floresta, em Passo Fundo

Na noite de quinta-feira, (25), dois indivíduos foram presos por tráfico de entorpecentes na região da Invasão Floresta, em Passo Fundo. Durante patrulhamento tático motorizado, os policiais visualizaram um suspeito em atitude considerada suspeita. Ao perceber a aproximação da equipe, ele tentou fugir para uma construção, mas foi acompanhado e abordado. Com o homem, foram encontradas 12 pedras de crack e uma faca. Durante a ação, os policiais também observaram um objeto sendo arremessado. Ao

Leia mais »

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas durante ação do BPChq em Passo Fundo

Na madrugada desta quinta-feira (25), duas pessoas foram presas por tráfico de drogas no bairro Valinhos, em Passo Fundo. A ação foi realizada por policiais militares do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3ºBPChq) durante patrulhamento em uma área conhecida pela comercialização de entorpecentes. Conforme informações da ocorrência, os policiais visualizaram um indivíduo que, ao perceber a aproximação da guarnição, correu para o interior de uma residência. Durante as buscas no imóvel, foi localizado um

Leia mais »

Você não pode copiar conteúdo desta página