Nas últimas 24 horas, foram registrados volumes significativos de chuva em grande parte do estado, com os maiores acumulados entre 40 e 60 mm no Centro, Vales e Costa Doce, e pontualmente superando os 80 mm na região metropolitana.
Devido a esses volumes, observam-se novas elevações na Região Hidrográfica do Guaíba, que podem atingir cotas acima do nível de inundação nos deltas das bacias dos rios Caí e Jacuí, prolongando as cheias do Guaíba e a lenta propagação para a Laguna dos Patos.
Os rios Taquari, Sinos e Gravataí também apresentam elevações, com níveis em cotas de alerta nas regiões mais baixas.
O nível do Guaíba apresentou um lento declínio nos últimos dias, mas continua em níveis elevados com prolongamento da cheia. No momento, há uma pequena elevação devido aos acumulados de chuva na região e à atuação dos ventos do quadrante sul, que represam as águas.
Quanto à Laguna dos Patos, ela continua variando em níveis elevados, com tendência de elevação também em função dos ventos do sul.
Com o cessar das chuvas, espera-se um declínio constante dos níveis em praticamente todas as bacias, embora os níveis elevados persistam na região da confluência com o Guaíba e na Laguna dos Patos.