Malásia pode retomar buscas por avião desaparecido há uma década. A Malásia confirmou que pode renovar a busca pelo voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há 10 anos. A confirmação foi feita pelo Ministro dos Transportes, Anthony Loke, neste domingo (3). O desaparecimento é um dos maiores mistérios de aviação mundial.
Segundo o ministro, uma empresa norte-americana de exploração do fundo do mar Ocean Infinity foi convidada a discutir sua última proposta de busca após duas tentativas fracassadas anteriormente.
“O governo da Malásia está comprometido com a busca (pelo MH370) e a busca deve continuar”, disse Loke em um evento sobre o desaparecimento do avião neste domingo.
Se a evidência for legítima, o ministro afirmou que buscará a aprovação do gabinete para assinar um novo contrato com a Ocean Infinity para retomar a busca. “O governo está firme na nossa determinação de localizar o MH370”, disse Loke. “Realmente esperamos que a busca possa encontrar o avião e fornecer a verdade aos parentes mais próximos”.
O voo 370 da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, desapareceu no dia 8 de março de 2014. O avião com maioria dos cidadãos chineses, da capital da Malásia, Kuala Lumpur, para Pequim, desapareceu do radar após 40 minutos de voo.
Dados de satélite mostraram que o avião se desviou de sua trajetória de voo e acredita-se que caiu no sul do Oceano Índico.
Desde então, as buscas foram intensificadas em uma ampla área do oceano Índico, se tornando a pesquisa mais cara em toda a história da aviação – totalizando US$ 150 milhões.
Fonte: Rádio Itatiaia