Uma carga de medicamentos veterinários, roubada no dia 31 de março, foi recuperada em uma chácara em Londrina, no Paraná, no último dia 23 de abril.
A carga, fruto do roubo de Ronda Alta, somada à uma outra carga, furtada em Peaberú, no Paraná, está avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão. Dois suspeitos foram presos.
A recuperação da carga foi confirmada pelo Delegado Leandro Antunes, titular da DRACO de Carazinho, responsável pela ivestigação do roubo ocorrido em Ronda Alta.
Segundo ele, o caso segue em investigação pela Delegacia, e maiores detalhes não foram divulgados.
Segundo informações da Polícia Paranaense, a ação que resultou em prisões e na recuperação da carga foi fruto de uma ação conjunta entre Polícia Militar, Agência Local de Inteligência do 30º Batalhão e Companhia de Choque do 5° Batalhão.
A polícia destaca que pode a chácara, localizada na rodovia Mabio Gonçalves Palhano, na região sul de Londrina, era utilizada para armazenar cargas oriundas de roubo.
O esquema foi descoberto após uma denúncia anônima.
A operação teve início quando policiais militares receberam a denúncia e montaram uma vigilância na chácara, com o uso de um drone para monitorar a atividade na área.
O equipamento capturou imagens de indivíduos carregando a carreta bitrem com várias caixas.
Após a saída do veículo do local, as viaturas do Choque foram acionadas para dar suporte a abordagem ao veículo, o que ocorreu no posto Cupinzão, na cidade de Cambé.
Ao serem questionados sobre os produtos, os indivíduos não apresentaram nenhum documento que comprovasse a origem e não souberam informar qual seria o destino da carga.
Apenas disseram que teriam algumas conversas no telefone. Sobre a chácara, os detidos apenas confirmaram que haviam carregado as caixas naquele local.
A equipe voltou a chácara e abordou um homem ao qual seria o proprietário.
Em sua defesa o homem disse que havia sublocado um cômodo pra uma outra pessoa identificada pelo nome de João e que em seu celular havia conversas que poderiam comprovar tal fato.
A polícia constatou que a carga presente na carreta e na chácara era composta por produtos veterinários provenientes de um roubo na cidade de Carazinho, no estado do Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com a PM, o delegado da Polícia Civil de Carazinho/RS responsável pelas investigações do roubo entrou em contato com os agentes e confirmou as características do veículo utilizado no roubo.
O delegado informou que a Polícia Civil já estava realizando diligências para apurar os fatos e que já tinha em mãos informações nas quais apontavam que a mercadoria roubada estava no Paraná.
Durante a operação, foram apreendidos três aparelhos celulares, uma carreta bitrem, e recuperados diversos produtos veterinários e agrícolas provenientes do roubo.
O proprietário da chácara, o motorista da carreta e o passageiro que se identificou como dono da carreta, todos com 49 anos de idade, foram presos e levados à Central de Flagrantes para serem autuados em flagrante.
A ação policial foi considerada um sucesso e destaca a importância da colaboração entre diferentes forças policiais e o uso da tecnologia, como drones, para combater atividades criminosas e proteger a sociedade.
A investigação continuará com a Polícia Civil para identificar outros envolvidos no esquema de roubo de cargas e possíveis ramificações do crime.
Fonte: Londrina News