Operação de urgência envia medicamentos para os atingidos pelas enchentes. Foram enviados neste sábado (4/5), por meio de uma operação aérea de urgência, 52 frascos do medicamento fator de coagulação para cinco pacientes portadores de hemofilia dos municípios de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. Eles perderam as doses mensais durante as enchentes ocorridas nesta semana no Rio Grande do Sul.
O medicamento é administrado em casa e é necessário para que a pessoa com hemofilia não corra o risco de sangrar até ir a óbito.
É distribuído pela Clínica de Hematologia – do Departamento de Estadual de Sangue e Hemoderivados, da Secretaria da Saúde (SES) – de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Operação de urgência envia medicamentos. O transporte aéreo foi articulado entre a SES e a Brigada Militar (BM).
O helicóptero que realizou o voo saiu do campo do Ginásio da BM, em Porto Alegre, e foi disponibilizado por uma instituição voluntária para ações na situação de calamidade pública no Estado.
A hemofilia é uma doença hereditária causada pela deficiência de uma proteína plasmática, denominada fator da coagulação, o que provoca os sangramentos.