A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a operação “Irrecuperáveis”, que resultou na prisão de 11 pessoas preventivamente, além do cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo.
Durante a ação, outros dois indivíduos foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, totalizando 13 prisões no decorrer da operação.
A investigação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação nos bairros Santa Marta e Integração, voltada principalmente para o tráfico de drogas, além de outros crimes como roubo de veículos, extorsão, comércio de armas de fogo e jogo do bicho.
De acordo com o delegado Venicios Demartini, titular da DRACO Passo Fundo, os líderes do grupo estão recolhidos no sistema penitenciário e possuem longo histórico criminal, incluindo envolvimento em crimes graves.
Eles chegaram a passar pela APAC de Passo Fundo em 2023, mas fugiram da unidade. Pouco tempo depois, foram recapturados pela própria Polícia Civil.
A operação contou com o apoio das seguintes unidades: 6ª DPRI, 1ªDP, 2ªDP, DHPP, DEAM, DPCA, além das delegacias de Tapejara, Ciríaco, Marau, Guaporé, Casca, Serafina Corrêa e Nova Alvorada, bem como das Regionais de Soledade, Ijuí e Carazinho.