Passo Fundo dá as boas-vindas ao XVI Festival Internacional de Folclore

Encontro das culturas iniciou nesta sexta-feira (09), no CTG Lalau Miranda, e acontecerá até 17 de agosto, reunindo grupos do Brasil e de diversos outros países. Uma das novidades são as apresentações em 10 bairros da cidade.

Com muita alegria, cores e ritmos, Passo Fundo dá as boas-vindas ao seu XVI Festival Internacional de Folclore, que iniciou na noite desta sexta-feira (09), no CTG Lalau Miranda. O encontro das culturas agitará a cidade até o dia 17 de agosto, com atividades em muitos espaços para que toda a comunidade possa participar.

A expectativa, como menciona a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, é que a comunidade e grupos envolvidos possam ter troca de experiências e vivenciar a fraternidade. “O princípio dos festivais de folclore em todo o mundo é promover a paz, a boa relação entre os países, e nós acreditamos que vamos, sim, conseguir realizar novamente um grande evento, como Passo Fundo realmente merece”, disse.

Mais de 10 grupos, de outros estados brasileiros e países da América do Sul, América do Norte e Europa, participarão do festival. Eles foram escolhidos entre 107 grupos que se candidataram para estar na cidade.

O CTG Lalau Miranda sediará a maior parte dos espetáculos. Durante o dia, o espaço será ocupado por crianças e jovens das escolas da cidade e da região. À noite, receberá o público geral.

A cultura será levada a muitos outros espaços com as apresentações tradicionais na Rua Morom e em escolas de 10 bairros, uma das novidades do ano. A descentralização permite que o festival seja mais inclusivo para a população. Assim, pessoas que não teriam como se deslocar para assistir às apresentações no CTG Lalau Miranda receberão os grupos em seus bairros.

Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o contato cultural e a iniciativa de levar o festival para os bairros são ações concretas de uma Cidade Educadora. “A Educação deve acontecer no território como um todo. Levar o festival para fora do centro foi uma decisão muito alinhada com o conceito de Cidade Educadora e o que significa o folclore. É o mundo que vem para ajudar a trabalharmos a tolerância, o respeito e o olhar globalizado”, avaliou.

📸 Diogo Zanatta


Programação

Apresentações noturnas
09 a 17 agosto, 19h30
CTG Lalau Miranda

Apresentações diurnas para escolas de Passo Fundo e da região
12 a 16 agosto (manhã e tarde)
CTG Lalau Miranda

Apresentações nas escolas e bairros
12 a 16 agosto, 9h (manhã)
12 agosto – EMEF Wolmar Salton – Bairro São Cristóvão
13 agosto – EMEF Jardim América – Bairro Jardim América
14 agosto – EMEF Dom Josó Gomes – Bairro Santa Rita
15 agosto – EMEF Benoni Rosado – Bairro São José
16 agosto – EMEF Antonino Xavier – Vila Jardim

12 a 16 agosto, 14h (tarde)
12 agosto EMEF Dyógenes Martins Pinto – Bairro Prof. Schisler
13 agosto EMEF Guaracy Barroso Marinho – Bairro Alexandre Zachia
14 agosto EMEF Daniel Dipp – Bairro Valinhos/Hípica
15 agosto EMEF Santo Agostinho – Bairro Nenê Graeff
16 agosto EMEF São Luiz Gonzaga – Bairro São Luiz Gonzaga

Desfiles no Centro
10 agosto (sábado), 10h30
Rua Morom, entre as ruas Fagundes dos Reis e Chicuta

14 agosto (quarta-feira), 16 h
Rua Morom, entre as ruas Fagundes dos Reis e Chicuta

Oficina Gaúcha
10 agosto (sábado) – tarde

Oficina Estrangeira
Todas as noites, na abertura de integração dos grupos

Missa Folclórica
11 de agosto (domingo), 10h30
Catedral

Exposição Bonecas Festival
15 de julho a 20 de agosto
Bella Città Shopping Center

Ingressos
Os ingressos para os espetáculos noturnos, no CTG Lalau Miranda, têm valor de R$ 20 e meia-entrada de R$ 10. A venda é feita na secretaria do CTG e no quiosque em frente à Catedral.
Já as atividades nas escolas e bairros são gratuitas.