PF investiga grupo atuante no contrabando de cigarros. A Polícia Federal de Passo Fundo deflagra, na manhã desta terça-feira (26/03), a Operação Fumus Prohibitus, que investiga grupo criminoso ligado a facção criminosa, responsável pelo contrabando e comércio irregular de cigarro de origem paraguaia.
Na ação, 52 policiais federais, com o apoio da Receita Federal, cumprem 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Soledade/RS (10), Barros Cassal/RS (02) e Passo Fundo/RS (01).
Com o avanço das investigações, a Polícia Federal comprovou que o homem preso em flagrante contaria com autorização e proteção de facção criminosa para monopolizar a distribuição da mercadoria contrabandeada para o Município de Soledade e seria o “representante” exclusivo da facção criminosa no comércio irregular de cigarros na região.
O grupo faccionado coagia e ameaçava de morte os concorrentes mediante disparos de arma de fogo, envio de vídeos com ameaças e realizava a “fiscalização” armada dos estabelecimentos revendedores de cigarro com o objetivo de intimidar e garantir a exclusividade na distribuição de cigarros contrabandeados naquele município.
Os crimes investigados na Operação Fumus Prohibitus são contrabando e comércio ilegal de produtos contrabandeados, organização criminosa e lavagem de dinheiro.