Os policiais civis que foram empossados em solenidade realizada no dia 29 de janeiro, têm a previsão de um mês de março extremamente complicado.
Infelizmente, esses policiais civis tiveram uma surpresa extremamente desagradável: os salários do mês de fevereiro não foram creditados na sua conta corrente no último dia do mês, como aconteceu com toda a categoria.
Muitos desses policiais foram alocados em cidades diferentes da sua origem, com despesas extras com mudança, nova residência, etc., o que agrava ainda mais a situação.
Ao saber do problema, a direção da UGEIRM entrou em contato com a Administração da Polícia Civil, para se informar sobre os motivos desse atraso.
As informações que a direção do sindicato conseguiu, são que os mais de 300 processos de nomeação foram encaminhados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) no dia 6 de fevereiro. Porém, houve um atraso, na SPGG, no processo de criação dos vínculos desses novos policiais com o estado, que começaram a ser feitos somente no dia 26 de fevereiro.
Policiais empossados ainda estão aguardando pelos salários
Esse problema atrasou o retorno dos processos à Polícia Civil, que ainda não foi concluído. Após receber os processos, a Polícia Civil precisa realizar uma conferência de cada um deles, quanto à regularidade documental, para que possa ser feita a publicação no DOE.
Diante desse atraso e da urgência do pagamento dos salários, o Chefe de Polícia pediu prioridade a esse trabalho, tendo alocado cinco funcionários que estão trabalhando exclusivamente na conferência de todos os documentos, para que a publicação dos 300 processos seja realizada o mais rápido possível. Após a publicação, será encaminhada a elaboração de uma Folha Suplementar e o pagamento dos salários.
O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, destaca que “mesmo entendendo que a Polícia Civil está fazendo o máximo para solucionar o problema, o pagamento dos salários desses policiais civis, antes do fim do mês, precisa ser prioridade máxima para o Governo.
O primeiro mês de trabalho, recebendo o pagamento somente no fim do mês, já é um desafio para esses colegas.
Ficar mais um mês sem pagamento torna a situação ainda mais difícil. Por isso, a UGEIRM vai continuar agindo junto ao Governo, para que o pagamento seja realizado, em Folha Suplementar, antes do final do mês.
Para os próximos concursos, precisamos discutir a possibilidade de que os convocados para a Acadepol sejam empossados antes do inicio do curso de formação, como acontece nos outros estados. Isso evitaria essa situação tão desagradável, para policiais que estão ingressando na Instituição”.