Prefeitura pretende adquirir cinco prédios locados de escolas da rede municipal.
Objetivo é possibilitar que o município invista na melhoria dos espaços e amplie as vagas.
A Prefeitura de Passo Fundo deu início, nesta quarta-feira (5), a uma série de reuniões para tratar da aquisição de terrenos e prédios onde estão localizadas cinco escolas municipais.
O objetivo é possibilitar que o município invista na melhoria dos espaços e amplie as vagas da rede municipal.
De acordo com o prefeito Pedro Almeida, a medida visa permitir que a administração municipal realize investimentos significativos nas escolas, o que inclui reformas e ampliações. “Em 2023, nos reunimos com as 72 diretoras de nossas escolas para ouvir a demanda de cada escola e a necessidade específica de cada comunidade.
A partir de então, montamos um pacote de ações, melhorias e investimentos nas nossas escolas, com um valor significativo entre reformas de pequeno, médio e grande porte, além de novas escolas, totalizando aproximadamente R$ 27 milhões. E muita coisa já foi feita ao longo desse período”, afirmou o prefeito.
Durante essas reuniões, a Prefeitura identificou a situação de algumas escolas que funcionam em prédios locados, o que impõe limitações legais para a realização de reformas e ampliações necessárias. “A prefeitura faz uma locação e, assim, existe uma limitação de poder interagir realmente no investimento e na reforma, pois esbarramos na questão legal.
Quando a prefeitura aluga, não podemos fazer um investimento direto nesse prédio, nem muitas vezes realizar ampliações. Portanto, iniciamos as tratativas para adquirir esses locais e hoje estamos reiterando esse interesse em agilizar esse processo de compra.
Isso nos possibilitaria, não só a manutenção e reforma por responsabilidade da prefeitura, mas também a ampliação das vagas, sendo que o prédio poderá ser ampliado e receber investimentos”, explicou Almeida.
O Secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou a importância da iniciativa para a melhoria da educação no município.
“Esta ação reforça o cuidado que a gestão tem com a educação. Mais de 2500 vagas foram ampliadas e serão mais de 2500 com as novas escolas em construção.
Com a aquisição destas escolas, poderemos ampliar ainda mais nossa capacidade de atendimento da comunidade, em especial na Educação Infantil..”, afirmou Teixeira.
As escolas municipais que estão incluídas neste processo de aquisição são:
EMEI Siloé Rocha Bordignon
EMEI Tio Patinhas
EMEI Santa Terezinha
Notre Dame Municipal
Zeferino Demétrio Costi – Sesi