O comandante do 3º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo, tenente-coronel Rogério Schmidt Navarro, foi agraciado com a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis, a mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores.
A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (21), no Plenário Sete de Agosto, e reuniu autoridades, agentes de segurança, familiares e membros da comunidade.
A homenagem, proposta pelo presidente da Câmara, vereador Gio Krug (PSD), reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições relevantes para o desenvolvimento de Passo Fundo.
Ao destacar a atuação de Navarro, Krug ressaltou sua liderança, comprometimento e dedicação à segurança pública. “É um servidor que faz com amor e se dedica, o que reflete diretamente no serviço prestado à sociedade.
Esta Casa faz o seu papel entregando sua maior honraria, que a sociedade reconhece”, afirmou.
Com uma trajetória de mais de três décadas na Brigada Militar, sendo cerca de 20 anos dedicados a Passo Fundo e região, Navarro se emocionou com o reconhecimento. “É uma imensa satisfação viver esse momento. Me sinto lisonjeado, principalmente por estar sendo indicado por esta Casa, que é a Casa do Povo.
Esse reconhecimento valoriza o trabalho prestado à comunidade gaúcha na área da segurança pública”, declarou.
O comandante também destacou a atuação do 3º BPChoque, tropa especializada com abrangência regional, e dividiu a homenagem com a família e colegas de profissão. “Sem o apoio e aprendizado dos irmãos de farda, esse momento jamais ocorreria”, completou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Volnei Ceolin; o comandante do CRPO-Planalto, coronel Marco Antônio dos Santos Morais; o diretor do Foro de Passo Fundo, Luiz Clóvis Machado da Rocha Júnior; e o delegado regional de Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, além de vereadores de diferentes bancadas.
Sobre o homenageado
Natural de Porto Alegre, Rogério Schmidt Navarro ingressou na Brigada Militar em 1994.
Ao longo da carreira, atuou em diversas unidades e cargos estratégicos, como o 3º RPMon de Passo Fundo, a Força Tarefa do DENARC, o 1º BPM de Porto Alegre, o antigo BOE de Passo Fundo, o 14º BPM de São Luiz Gonzaga, o 38º BPM de Carazinho, o CRPO Planalto e o Comando de Polícia de Choque (CPChq) em Porto Alegre.
A Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis
Criada pela Lei Municipal nº 3.969/2002, a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis é destinada a pessoas que prestaram serviços relevantes à comunidade de Passo Fundo em até 15 áreas diferentes.
A honraria leva o nome de Joaquim Fagundes dos Reis, militar considerado patriarca do município.