Com apoio da Brigada Militar, a Polícia Federal e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta sexta-feira (24) a Operação Área 51, que investiga uma organização criminosa sediada em Passo Fundo (RS), atuante no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro.
A ação mobilizou 100 policiais federais, 80 policiais civis e 12 policiais do 3º Batalhão de Choque de Passo Fundo, resultando no cumprimento de 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal e 18 mandados pela Justiça Estadual.
Foram executados 16 mandados de prisão, entre preventivas e temporárias, e 41 mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo (RS), Lajeado (RS), Balneário Gaivotas (SC) e Cascavel (PR). Também houve bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas.
A Justiça Federal determinou ainda a interdição de três empreendimentos comerciais construídos em área federal em Passo Fundo, utilizados para lavar o dinheiro do tráfico.
Os estabelecimentos incluem um restaurante, uma lavagem de veículos e uma revenda de bebidas.
As investigações começaram após a apreensão de 100 quilos de drogas, entre cocaína, crack e maconha, em Nonoai (RS), em 2023.
A carga vinha de Cascavel (PR) e tinha Passo Fundo como destino, com nota fiscal adulterada.
No mesmo ano, outra apreensão de 83 quilos de cocaína em Passo Fundo reforçou as suspeitas sobre o grupo criminoso, que seria comandado por um detento do Presídio Regional de Passo Fundo.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.
RESULTADO TOTAL – OPERAÇÃO ÁREA 51 (Polícia Civil e Polícia Federal):
6 prisões por cumprimento de mandado (entre preventivas e temporárias)
5 prisões realizadas no presídio
4 prisões em flagrante
Apreensão de veículos, drogas (cocaína, maconha, skank), arma de fogo e munições
3 imóveis com atividades interditadas
Bloqueio de valores vinculado a 30 contas bancárias














