O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou um relatório preliminar do desastre aéreo ocorrido no dia 22 de dezembro, em Gramado, na Serra gaúcha.
A queda da aeronave matou 10 pessoas da mesma família e deixou outras 17 feridas. Até o momento, dois motivos do acidente foram identificados.
A primeira razão para a tragédia foi apontada como “Cfit”, abreviação de “Colisão com o Solo em Voo Controlado”.
O termo é utilizado quando uma aeronave colide contra o solo ou obstáculos mesmo sem apresentar falhas mecânicas.
Conforme a Força Aérea Brasileira, é comum que acidentes do tipo estejam relacionados com a desorientação espacial ou a uma percepção incorreta, além de falhas de navegação, por parte do piloto.
O relatório também confirma que o avião colidiu contra a chaminé antes de tocar o solo.
Na data dos fatos, o voo partiu do Aeroporto de Canela.
O local não possui uma torre de controle. Além disso, ainda havia uma forte cerração no momento da decolagem.
A outra causa detectada no relatório foi a perda de controle em voo, chamada de Loss of Control in-Flight (LOC-I).
Isso observado, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), em ocorrências em que os pilotos não conseguiram manter o controle da aeronave em voo, resultando em desvio irrecuperável da trajetória pretendida.
O relatório do Cenipa é preliminar, ou seja, ainda pode ser alterado.
O órgão esclarece que a investigação não busca estabelecer culpa e nem um responsável pelo acidente, mas indica fatores técnicos que possivelmente contribuíram para a ocorrência. A apuração dos fatos seguem em andamento.
Informação: Correio do Povo – Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS